Avançar para o conteúdo

Mediações Modernas

Sobre

A chamada Viragem Cultural e o desenvolvimento dos Estudos Visuais abriram a História a novos objectos e arquivos, incluindo fontes audiovisuais. Esta abertura é particularmente visível na atenção renovada dada ao papel das imagens na História Contemporânea. A linha temática Mediações Modernas: Arte, Tecnologia e Comunicação reúne investigadores envolvidos no estudo e elaboração de diferentes formas de representação histórica, articulando investigação de longa data sobre a imprensa e a circulação de discursos, documentários, performance, práticas de curadoria ou atlas literários, assim como um crescente interesse pela música popular.
Esta linha caminha, assim, em direção a práticas de intercâmbio com disciplinas próximas (História da Arte, Estudos de Cinema e Media, Etnomusicologia, entre outros) e instituições culturais e artísticas. Mais do que um conjunto de ferramentas para representar a realidade, as Mediações Modernas são aqui vistas como parte da própria realidade, num período marcado pelo papel constitutivo da linguagem, das imagens e dos sons no mundo social e na modernização.

 

Fundada por Luís Trindade em 2018, a linha Mediações Modernas: Arte, Tecnologia e Comunicação tem sido coordenada por Rui Lopes desde 2020. A sua plataforma digital é coordenada por Catarina Laranjeiro.

 O logotipo foi concebido por Bruno Borges. A fotografia no topo da página principal é de Paulo Catrica.