Avançar para o conteúdo

Mediações Modernas

Passado em cena

Todos os meses estreia um novo documentário, romance histórico ou performance sobre a história contemporânea, mobilizando as linguagens de diferentes media para tratar temas em apreço no IHC. ‘Passado em Cena’ é um ciclo de discussões abertas, coordenado por Rui Lopes e Rita Luís, em torno de abordagens ao passado e à memória histórica feitas através de objetos culturais fora do campo estritamente académico.

Próxima sessão do segundo ciclo de conversas PASSADO EM CENA

A próxima sessão do segundo ciclo de coversas PASSADO EM CENA será dedicada, desta vez, a uma obra de ficção histórica e a um outro formato audiovisual – a série da Netflix Glória, que se apresenta com o seguinte resumo: “Em 1968, Glória do Ribatejo fervilha de espiões, mentiras e segredos. João Vidal, engenheiro na Rádio Europa Livre, joga em todas as frentes da Guerra Fria em Portugal.”
 
Como sempre, iremos debater, em formato de seminário aberto, o potencial e as implicações de diferentes discursos sobre o passado no espaço público.
 
A discussão terá lugar no dia 6 de maio, às 16h30, via zoom. Está aberta a membros do IHC e a outros investigadores ou interessados. Quem tiver interesse em participar, por favor contacte ruilopes@fcsh.unl.pt

Segundo ciclo de conversas PASSADO EM CENA

Entre março e maio de 2022, decorrerá um novo ciclo de discussões, desta vez focado em abordagens ao passado e à memória histórica através de objetos culturais para além do palco e do cinema.

Este novo ciclo terá início com uma visita ao Museu do Aljube, onde se encontra a exposição “Ato Descolonial“, seguido de uma conversa aberta sobre a mesma. Esta exposição “pretende contribuir para o questionamento da herança colonial no nosso país, em particular durante o período da ditadura, e para a valorização das experiências de resistência anticolonial enquanto processos determinantes para a autodeterminação e independência dos povos africanos, mas igualmente essenciais para o derrube do fascismo em Portugal.”

A visita à exposição decorrerá no dia 4 de março, pelas 13h. A sessão de discussão terá lugar no miradouro de Santa Luzia, entre as 13h30 e as às 15h30. A sessão decorrerá de forma presencial.

Quem já tenha visitado a exposição ou queira fazê-lo noutro horário, poderá participar apenas na discussão. Em qualquer dos casos, pedimos que se inscrevam, enviando um email para ruilopes@fcsh.unl.pt até dia 2 de março, de modo a que possamos tratar dos detalhes logísticos.

Primeiro ciclo de conversas PASSADO EM CENA

Em 2021, decorreram cinco sessões da iniciativa PASSADO EM CENA, discutindo obras culturais que se propõem a abordar o passado e a memória histórica. Moderadas por Rui Lopes e Rita Luís, estas conversas, abertas ao público, contaram com a participação de diversos historiadores e outros investigadores (de dentro e de fora do IHC), bem como jornalistas e até alguns dos actores e encenadores envolvidos nas próprias obras em discussão.

21 de Julho de 2021

Conversa sobre o filme Visões do Império (realizado por Joana Pontes), um documentário “sobre o modo como o império português e a sua história foram imaginados, documentados e publicitados a partir do registo fotográfico, desde o final do século XIX até à revolução que, em 1974, pôs fim ao regime político autoritário que governava Portugal”.

16 de Junho de 2021

Conversa sobre o filme Fantasmas do Império (realizado por Ariel de Bigault), um documentário em que cineastas contemporâneos discutem as representações coloniais no imaginário cinematográfico português desde o início do século XX.

2 de Junho de 2021

Conversa sobre o filme Prazer, Camaradas! (realizado por José Filipe Costa), um documentário em que membros (portugueses e estrangeiros) de uma cooperativa ribatejana activa no PREC revivem esse momento de revolução sexual.

27 de Abril de 2021

Conversa sobre o espectáculo O Riso dos Necrófagos (da companhia Teatro GRIOT), que “começa nos vestígios da Guerra da Trindade encontrados na ilha de São Tomé, pela encenadora Zia Soares e pelo músico Xullaji, nas bocas dos que a viveram e dos que a ouviram contar, relatos de memórias desfocadas pela passagem do tempo”.

5 de Abril de 2021

Conversa sobre o espetáculo Os Filhos do Mal (da companhia Hotel Europa), o qual se propõe investigar “a relação que as gerações que cresceram depois do 25 de Abril de 1974 têm com o Estado Novo e que memórias é que lhes foram transmitidas desse mesmo passado”.