Passado em cena
Todos os meses estreia um novo documentário, romance histórico ou performance sobre a história contemporânea, mobilizando as linguagens de diferentes media para tratar temas em apreço no IHC. ‘Passado em Cena’ é um ciclo de discussões abertas, coordenado por Rui Lopes e Rita Luís, em torno de abordagens ao passado e à memória histórica feitas através de objetos culturais fora do campo estritamente académico.
Próxima sessão do segundo ciclo de conversas PASSADO EM CENA
Segundo ciclo de conversas PASSADO EM CENA
Entre março e maio de 2022, decorrerá um novo ciclo de discussões, desta vez focado em abordagens ao passado e à memória histórica através de objetos culturais para além do palco e do cinema.
Este novo ciclo terá início com uma visita ao Museu do Aljube, onde se encontra a exposição “Ato Descolonial“, seguido de uma conversa aberta sobre a mesma. Esta exposição “pretende contribuir para o questionamento da herança colonial no nosso país, em particular durante o período da ditadura, e para a valorização das experiências de resistência anticolonial enquanto processos determinantes para a autodeterminação e independência dos povos africanos, mas igualmente essenciais para o derrube do fascismo em Portugal.”
A visita à exposição decorrerá no dia 4 de março, pelas 13h. A sessão de discussão terá lugar no miradouro de Santa Luzia, entre as 13h30 e as às 15h30. A sessão decorrerá de forma presencial.
Quem já tenha visitado a exposição ou queira fazê-lo noutro horário, poderá participar apenas na discussão. Em qualquer dos casos, pedimos que se inscrevam, enviando um email para ruilopes@fcsh.unl.pt até dia 2 de março, de modo a que possamos tratar dos detalhes logísticos.
Primeiro ciclo de conversas PASSADO EM CENA
Em 2021, decorreram cinco sessões da iniciativa PASSADO EM CENA, discutindo obras culturais que se propõem a abordar o passado e a memória histórica. Moderadas por Rui Lopes e Rita Luís, estas conversas, abertas ao público, contaram com a participação de diversos historiadores e outros investigadores (de dentro e de fora do IHC), bem como jornalistas e até alguns dos actores e encenadores envolvidos nas próprias obras em discussão.
21 de Julho de 2021
Conversa sobre o filme Visões do Império (realizado por Joana Pontes), um documentário “sobre o modo como o império português e a sua história foram imaginados, documentados e publicitados a partir do registo fotográfico, desde o final do século XIX até à revolução que, em 1974, pôs fim ao regime político autoritário que governava Portugal”.
16 de Junho de 2021
Conversa sobre o filme Fantasmas do Império (realizado por Ariel de Bigault), um documentário em que cineastas contemporâneos discutem as representações coloniais no imaginário cinematográfico português desde o início do século XX.
2 de Junho de 2021
Conversa sobre o filme Prazer, Camaradas! (realizado por José Filipe Costa), um documentário em que membros (portugueses e estrangeiros) de uma cooperativa ribatejana activa no PREC revivem esse momento de revolução sexual.
27 de Abril de 2021
Conversa sobre o espectáculo O Riso dos Necrófagos (da companhia Teatro GRIOT), que “começa nos vestígios da Guerra da Trindade encontrados na ilha de São Tomé, pela encenadora Zia Soares e pelo músico Xullaji, nas bocas dos que a viveram e dos que a ouviram contar, relatos de memórias desfocadas pela passagem do tempo”.
5 de Abril de 2021
Conversa sobre o espetáculo Os Filhos do Mal (da companhia Hotel Europa), o qual se propõe investigar “a relação que as gerações que cresceram depois do 25 de Abril de 1974 têm com o Estado Novo e que memórias é que lhes foram transmitidas desse mesmo passado”.