Atividades
15 de Novembro de 2022
O cinema tornou-se num importante instrumento de poder externo dos Estados Unidos da América, em particular durante a Guerra Fria. Para além do seu impacto económico a uma escala global, os filmes de Hollywood promovem valores, técnicas e mundivisões, não só através da sua imposição no mercado, como também através do seu consumo ativo por diferentes públicos. As suas imagens e narrativas (sobre os EUA e o resto do mundo) são exportadas e imitadas, mas também contestadas e recontextualizadas. Através da análise de diversos excertos de filmes, esta sessão discutirá a evolução histórica e as contradições do que Victoria de Grazia designou como um ‘império irresistível’: desde a propaganda sensacionalista ao imperialismo cultural mais subtil e ambíguo, bem como o seu contributo – direto e indireto – para o próprio repertório antiamericano.
Integrado no ciclo Impérios, a curadoria deste debate foi de Liliana Coutinho e José Neves. O conferencista convidado é o Rui Lopes.
15 de Novembro de 2022
Ao longo do século XX, o poder dos Estados Unidos da América conheceu um desenvolvimento extraordinário, suscitando em diferentes partes do mundo tanto a celebração de um estilo de vida – the american way of life – como lutas de resistência à sua dominação mercantil, comunicacional e militar. O poder americano foi sendo alvo de diferentes formas de entendimento e reputação: para uns é uma continuação e maximização das formas de poder imperial europeias, para outros uma forma de poder inovadora, que a própria gramática anti-imperialista não consegue interpelar, nomeadamente no contexto da globalização das últimas décadas.
Integrado no ciclo Impérios, a curadoria deste debate foi de Liliana Coutinho e José Neves. Os conferencistas convidados são a Raquel Ribeiro e o Amadeo Policante e a moderação de Catarina Laranjeiro.
15 de Outubro de 2022
Conversa sobre os filmes Yarokamena e Cafrune entre o investigador Rui Cidra e os realizadores Andres Jurado e Julián Giulianelli. Este evento foi realizado em parceria com o Doc Lisboa.
15 de Outubro de 2022
Conversa sobre o filme Una Zona Ajardinada Demasiado Tranquila Para Mi entre o investigador Carlos Píriz González e o realizador Alejandro Vázquez San Miguel. Este evento foi realizado em parceria com o Doc Lisboa.
14 de Outubro de 2022
Conversa sobre o filme Martírio entre o investigador Bruno Zorek e o realizador Vicent Carelli. Este evento foi realizado em parceria com o Doc Lisboa.
7 de Outubro de 2022
Conversa sobre o filme The eclipse entre a investigadora Anita Buhin e a realizadora Nataša Urban. Este evento foi realizado em parceria com o Doc Lisboa.
30 de Setembro de 2022
Este encontro reuniu artistas, investigadores e ativistas descoloniais cujo trabalho propõe abordagens inovadoras e radicais para repensar os traços materiais e visuais do império. O seu objetivo é repensar a Europa do Sul como uma zona de contacto, reimaginando a “(semi)periferia” como um lugar de acção política para repensar o legado colonial na Europa. Este evento foi patrocinado pela TRACTS Network (CA20134), pelo projeto “Militant Imaginaries, Colonial Memories”, com o apoio do programa de investigação e inovação da União Europeia Marie Sklowdowska-Curie (No. 895197) e pelo Instituto de História Contemporânea Instituto, financiado pela Fundação para Ciência e a Tecnologia, I. P. (UIDB/04209/2020 e UIDP/04209/2020).
29 de Setembro de 2022
Ante-estreia de La Revolucíon (es) Probable (2022) de Lee Douglas, Maria Ruido, Paula Barreiro López na Cinemateca Portuguesa-
Uma revolução ilumina outras possibilidades de vida. Esta é a premissa desta curta-metragem, que toma como estudo de caso a última das grandes revoluções europeias, a que começou no 25 de Abril de 1974 em Portugal, aprofunda as suas raízes coloniais, e reflete sobre o seu fim no 25 de Novembro de 1975. O que podemos aprender com este período de 19 meses, o chamado PREC (Processo Revolucionário em Curso), e que imagens nos deixa esta revolução popular, que começou como um golpe de estado militar? Visto desde fora, desde o país vizinho que não teve uma revolução, que peso tem o arquivo cinematográfico que faz visível uma revolução popular? Este ensaio audiovisual, construído com algumas das obras cinematográficas mais importantes do 25 de Abril e com material de arquivo da televisão e das cooperativas cinematográficas que surgiram no calor do processo revolucionário, é uma reflexão sobre a força política destas imagens, sobre o legado que nos deixam, e sobre o papel dos arquivos, do cinema, dos media e da representação para nossas lutas contemporâneas. La revolución (es) provável também nos fala do frágil estatuto documental das imagens como “prova”, e da possibilidade real de aprender com a história a partir do presente.
23-25 May 2022
Gestures such as the recent toppling of statues portraying slave owners or confederate soldiers in the UK and USA have ushered in public and historiographical debates about the legacies of colonialism as well the role of material culture and visuality in historical memory. Although the study of the past is always situated, not least disciplinarily, such situatedness should be open for productive intersections between history and history of art. For example, can we consider Cecil Rhodes’ statue an autonomous material manifestation without considering how its materiality is placed in history? Can we historicise artistic objects without engaging with the specific contexts of their material production or with the evolving ideological values that shaped the very conception of ‘art’? Can we talk about history as purely discursive when its material consequences are, at the same time, so palpable and so contested, particularly at a time when bodies and cultures are visibly threatened by global, social, economic, environmental, and health-related crises?
This International Conference was organized by the Institute of Contemporary History, the IN2PAST Associated Laboratory, and the Department of History of Art at University College London.
Organized by: Catarina Laranjeiro, Hélia Marçal, Richard Taws, and Rui Lopes.
Participants : Afonso Ramos, Ana Bigotte Vieira, Aparna Kumar, Caitlin Powell, Caitrín Barrett-Donlon, Henrique Entratice, João Luís Sequeira, Liliana Coutinho, Natália Melo, Nicholas Robbins, Raquel Schefer and Rosalind Hayes.
Key-note speakers: Alexandra do Carmo, Cristina Pratas Cruzeiro, Daniela Salazar, Maria Vlachou and Mathieu Abonnenc.
'MEMORIAS DE ULTRAMAR' UM FILME DE CARMEN BELLAS & ALBERTO BERZOSA
1 de Abril de 2022
Projecção e conversa com os realizadores e investigadores Alberto Berzosa e Lee Douglas na Livraria Tigre de Papel.
Memorias de ultramar é um documentário realizado com imagens filmadas por famílias que viveram nas colónias, províncias e territórios sob domínio espanhol entre 1940 e 1975. Uma sucessão de instantâneos daqueles que se mudam para outro país e instalam a sua nova casa. O álbum vira as suas páginas e em certos momentos a projecção pára, o editor rebobina, amplia, analisa e procura ecos dentro do material familiar. Que temas se repetem? Como são filmados a natureza, o trabalho, as mulheres, as matérias-primas? Qual é a posição do outro no enquadramento? Que nos dizem os traços visuais domésticos do legado colonial no presente?
Actividade organizada pela Oficina de História e Imagem do IHC-Nova, pelo projecto “Militant Imaginaries. Colonial Memories (MSCA-895197), e pela rede TRACTS (COST 20134).
24 de Novembro de 2021
Os filmes e instalações de Samson Kambalu impelem-nos a olhar de forma cruzada para o pensamento, a produção de imagens e a história concebidas nos territórios africanos e europeus. Tendo como mote a exposição deste artista patente na Culturgest, juntaremos em debate três investigadores do Instituto de História Contemporânea (NOVA FCSH) – Catarina Laranjeiro, Raquel Shefer e Ricardo Noronha – para pensarmos que questões a sua obra nos coloca.
Este debate pertence ao programa Mediações Moderna: Arte, Tecnologia e Comunicação, do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa. Teve lugar na Culturgest e foi organizado em colaboração com Liliana Coutinho.
29 de Outubro de 2021
Conversa sobre o filme The sun and the looking glass- for one easily forgets but the trees remembers entre a investigadora Rita Luís e a realizadora Milena Desse. Este evento foi realizado em parceria com o Doc Lisboa.
28 de Outubro de 2021
Conversa sobre os filmes Dallas is a fire, Sent to Lie e Non-Stop entre a investigadora Lee Douglas e as realizadoras Amber Bemak, Maia Navas e Aitziber Olaskoaga. Este evento foi realizado em parceria com o Doc Lisboa.
25 de Outubro de 2021
O debate contou com a presença de Pedro Martins (investigador, IHC-UNL) e Truls Lie (documentarista e crítico) e moderação de Joana de Sousa (co-directora do Doclisboa) e Sergio Silva (cineasta e argumentista, curador da programação da Cinemateca Brasileira entre 2012 e 2020). Este evento foi organizado em colaboração com o Doclisboa.
24 de Outubro de 2021
Conversa sobre o filme Gorbachev Heaven com o investigador Mário Machaqueiro. Este evento foi realizado em parceria com o Doc Lisboa.
22 de Outubro de 2021
Conversa sobre o filme Castro’s Spies com o investigador Rui Lopes e os realizador Gary Lennon. Este evento foi realizado em parceria com o Doc Lisboa.
29 de Setembro a 2 de Outubro de 2021
A 40ª Edição Festival Internacional de Cinema Etnográfico NAFA em Lisboa celebrou uma longa relação de troca mútua de experiências entre cientistas sociais e realizadores na área da antropologia visual, utilizando este ano a vibrante e criativa plataforma de investigadores que se têm dedicado à antropologia visual a partir de Portugal. O evento teve lugar no Museu Nacional de Etnologia, cujo acolhimento foi uma forma de cruzar olhares e reflexões sobre a relação desta instituição com a produção visual e os seus arquivos.
Este evento foi organizado pela Nordic Anthropological Film Association (NAFA) e o Núcleo de Antropologia Visual e da Arte (NAVA) do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA). Catarina Laranjeiro, investigadora do IHC, integrou a comissão organizadora.
25 de Junho de 2021
Este seminário propõe um diálogo entre estudiosos da política, da antropologia, da arte, do cinema e da cultura visual de Espanha e Portugal, dois estados que tiveram uma relação histórica tensa, períodos ditatoriais quase paralelos, e que estiveram de costas viradas por muito tempo. Nos dias 23 e 25 de Junho, propomos sentar-nos e conversar em duplas hispano-portuguesas, em português, espanhol, portunhol e espaguês para se olharem entre si e conversar frente a frente.
Atividades anteriores
29 de Maio de 2021
3 de Maio de 2021
27 de Março de 2021
11 de Março de 2021
25 de Fevereiro de 2021
21 de Fevereiro de 2021
9 de Janeiro de 2021
1 de Outubro de 2020
Conversa entre o historiador Luís Trindade e o filósofo António Pedro Pita sobre a relação entre pintura e literatura, em particular na série de pinturas Cadernos de Escritores, desenvolvida por Álvaro Lapa entre 1976 e 2005. Este evento teve lugar na Culturgest e foi organizada em colaboração com Liliana Coutinho.
13 de Janeiro de 2020
Conversa entre o historiador Luís Trindade e o filósofo António Pedro Pita sobre a relação entre pintura e literatura, em particular na série de pinturas Cadernos de Escritores, desenvolvida por Álvaro Lapa entre 1976 e 2005. Este evento teve lugar na Culturgest e foi organizada em colaboração com Liliana Coutinho.
22 de Outubro de 2018
Seminário, organizado por Caterina Cucinotta e Érica Faleiro Rodrigues, focado na análise crítica e debate do filme “A Ilha dos Amores” de Paulo Rocha, tendo em conta o seu recente restauro digital e a homenagem na edição de 2018 do Festival de Cannes.
Incluiu comunicações de Manuele Masini (IELT – NOVA FCSH), Tiago Baptista (ANIM, IHC), Mário Avelar (Universidade Aberta), Carlos Melo Ferreira (Escola Superior Artística do Porto) e Nelson Araújo (Escola Superior Artística do Porto).